Os livros sobre as
gramáticas das línguas geralmente trazem uma parte sobre os processos de
formação de palavras.
Na LIBRAS, os sinais são formados a partir da: configuração
de mãos, movimento, orientação e ponto de articulação, estes parâmetros já
foram mencionados na Introdução deste curso.
Estes quatro parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos”
de um sinal porque às vezes eles têm significados e, através de alterações em
suas combinações, eles formam os sinais. Portanto:
a) a configuração de mãos, pode ser um marcador de gênero
(animado: pessoa e animais / inanimado: coisas). Exemplo:
b) o ponto de articulação pode ser uma marca de concordância
verbal com o advérbio de lugar. Exemplo:
c) o movimento pode ser uma raiz. Exemplos:
IR, VIR, BRINCAR.
A alteração na freqüência do movimento, pode ser uma marca
de aspecto temporal:
TRABALHAR-CONTINUAMENTE; de modo: FALAR-DEMASIADAMENTE, ou
um intensificador: TRABALHAR-MUITO;
d) a orientação pode ser uma concordância número-pessoal.
Exemplos:
Fazendo um paralelo destes parâmetros que, às vezes, como
foi mostrado, podem ter um significado, com alguns fonemas da língua
portuguesa, que podem também ter um significado, teremos:
(1) os artigos definidos: a e o. Exemplos: a menina, o
menino;
(2) , as desinências de gênero e plural. Exemplos: menina,
casas.
Na LIBRAS, portanto, os processos de formação de palavras
podem ocorrem através de:
1. Modificações por adição à raiz: uma raiz pode ser
modificada através da adição de afixos. Por exemplo, a incorporação da negação
é um processo de modificação por adição à raiz porque,
· como sufixo, ela se incorpora em alguns verbo: a raiz, que
possui um determinado movimento em um primeiro momento, finaliza-se com um
movimento contrário, que caracteriza a negação incorporada; como nos verbos:
QUERER / QUERER-NÃO; GOSTAR / GOSTAR-NÃO;
· como infixo, ela se incorpora simultaneamente `a raiz
através do movimento ou expressão corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODER-NÃO.
A negação, além de poder ocorrer através destes processos
morfológicos, pode também ocorrer sintaticamente porque, através dos advérbios
‘NÃO’ E ‘NADA’, pode-se construir uma frase negativa, como no exemplo: EU
INGLÊS SABER NÃO, ENTENDER NADA “eu não sei inglês, não entendo nada”.
Há, ainda, a incorporação do intensificador: “muito” ou de
advérbios de modo, que alteram, também, o movimento da raiz.
2. Modificação interna da raiz: uma raiz pode ser modificada
por três tipos de acréscimo:
a) o da flexão que, através da direcionalidade, marca as
pessoas do discurso, fazendo com que a raiz se inverta ou até adquira uma forma
em arco ;
b) o acréscimo do aspecto verbal que, através de mudanças na
freqüência do movimento da raiz marcam os aspectos durativo, contínuo, etc;
c) o acréscimo de um marcador de concordância de gênero que,
através de configurações de mãos (classificadores), especifica a coisa: objeto
plano vertical/horizontal, redondo, etc
3. Processos de derivação Zero: na LIBRAS, como a língua
inglesa, há muitos verbos denominais ou substantivos verbais que são
invariáveis e somente no contexto pode-se perceber se estão sendo utilizados
com a função de verbos ou de nome.
Exemplos: AVIÃO / IR-DE-AVIÃO; CADEIRA / SENTAR; FERRO /
PASSAR-COMFERRO; PORTA / ABRIR-PORTA; BRINCADEIRA / BRINCAR; TESOURA /
CORTAR-COM-TESOURA; BICICLETA / ANDAR-DE-BICICLETA; CARRO / DIRIGIRCARRO; VIDA
/ VIVER, etc.
Alguns destes pares, quando possuem uma marca de
concordância com o objeto, apresentam uma estrutura OiVi , como o verbo
CORTAR-COM-TESOURA; ou apresentam uma diferença em relação ao parâmetro
movimento, como os verbos IRDE-AVIÃO, que apresenta um movimento mais alongado,
em relação ao substantivo AVIÃO, e PASSAR-COM-FERRO, que apresenta um movimento
mais repetido e alongado, em oposição ao movimento repetido e retido para o
nome FERRO.
4. Processos de composição: neste processo de formação de
palavra duas ou mais raízes se combinam e dão origem a uma outra forma, um
outro sinal. Exemplos: CAVALO^LISTRA-PELO-CORPO “zebra” ; MULHER^BEIJO-NA-MÃO
“mãe” CASA^ESTUDAR “escola”; CASAR^SEPARAR “divorciar”; COMER^MEIO-DIA
“almoço”; etc.
Pode-se concluir do exposto que, independentemente da
modalidade de língua, as categorias gramaticais e os processos de formação de
palavras de uma determinada língua apontarão para a sua classificação enquanto
língua de um determinado tipo, a partir de seus processos mais produtivos.
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